Criar um Site Grátis Fantástico

HISTÓRIA

HISTÓRIA



A freguesia de Padrela e Tazém situa-se no topo da serra da Padrela, faz fronteira com as freguesias de Bornes de Aguiar e Trêsminas (concelho de Vila Pouca de Aguiar), Póvoa de Agrações (concelho de Chaves) e Carrazedo de Montenegro, S. João da Corveira e Curros (concelho de Valpaços).
As freguesias de Padrela e Tazém foram, no passado, duas freguesias distintas, pertencendo ao concelho de Montenegro. Só em 27 de Novembro de 1884 é que elas se constituíram numa única freguesia.
O povoamento de Tazém é anterior ao século XII, como se depreende do seu topónimo, que é um genitivo de um nome de pessoa de origem germânica que inculca a existência pré-nacional de uma propriedade rústica, “Villa”, ou semelhante.
Em meados do século XIII, foi doado na povoação de Tazém algum direito à Ordem do Hospital, ressentindo-se com isto, a Sé de Braga.
Do facto, surgiu uma contenda em 1216, entre a Ordem do Hospital e a Sé, tendo sido sanada com um acordo amigável registado em documento.
A igreja de Tazém aparece, mais tarde, anexa à de S. João da Corveira.
Padrela e Tazém, enquanto separadas, foram, na época dos padroados, curatos anexos à reitoria de Carrazedo de Montenegro, até à reforma administrativa (1853), decretada por Passos Manuel, que viria agregar estas terras ao concelho de Valpaços.
O topónimo de Padrela tem origens mal definidas e obscuras.
O de Tazém deriva do baixo-latim (Villa Atanasindi), “a quinta de Atanasindo”, referindo-se provavelmente ao seu primitivo senhor